Como está a sua?
Um dos pilares da imagem pessoal é a nossa aparência.
Todos os elementos que compõe a nossa imagem transmitem uma mensagem para o mundo, sem falarmos uma única palavra, e instantaneamente somos avaliados por isso.
Tudo comunica; isso é uma realidade.
A nossa aparência, a expressão facial, a linguagem corporal, a qualidade da nossa voz, uso do tempo, o uso do espaço, os objetos que temos no nosso ambiente, o toque, e até os cheiros.
Antes de sermos avaliados e julgados pelos outros, nós mesmos fazemos isso diante do nosso espelho todos os dias e somos afetados pela própria imagem.
Aparência é importante e tem o poder de aumentar ou diminuir a nossa autoestima, a autoconfiança e como nos relacionamos com os diversos públicos no dia a dia. No entanto, a nossa aparência precisa estar alinhada com a nossa essência, nossa beleza interior- precisa haver equilíbrio.
Precisamos nos conhecer e nos conectarmos com as nossas qualidades.
Somente depois do encontro com o próprio espelho é que podemos imprimir a nossa essência na aparência para deixarmos a nossa marca no mundo.
O rosto é a sede da nossa identidade e revela muito da nossa história, do nosso temperamento; do nosso pensar, sentir e agir.
Há recursos e soluções que podem nos ajudar a adequar a nossa aparência, para nos sentirmos mais seguros e autoconfiantes.
As roupas, os acessórios, o corte de cabelo, o desenho da barba e a maquiagem são poderosas ferramentas de comunicação não verbal nesse processo de construção da nossa marca pessoal e profissional.
Por meio da aplicação da linguagem visual, que são símbolos arquetípicos, compreendidos emocionalmente por todos, podemos transmitir diversas sensações, como:
Poder, força, segurança, dinamismo, estabilidade, flexibilidade, suavidade, delicadeza e outras, de forma estratégica.
Uma aparência alinhada com quem realmente somos proporciona bem-estar e saúde, afinal quando nos sentimos bem na própria pele, ficamos felizes, nossa produtividade aumenta e nos apresentamos com mais assertividade no palco da vida.
Outro elemento importante nesse processo de comunicação sem palavras são as cores.
Você sabe quais são as cores que mais harmonizam com a sua beleza?
Há meios para identificar, e também podemos estudar a psicologia das cores; usá-las de acordo com a expressão de cada uma delas.
Para aprender a combinar cores sem errar, observe e copie a natureza; nela tem obras de arte divinas para admirar e copiar.
É possível ter uma imagem pessoal, uma aparência que te represente para comunicar o que você deseja com harmonia e estética.
Crie uma rotina de autocuidado que seja adequada para você, de forma simples e prática; isso vai te ajudar a deixar a sua marca de qualidade no mundo.
Outros pilares da Imagem pessoal são: comportamento, comunicação e presença digital.
Lembre-se "não basta ser, precisa parecer ser" - mostre a sua competência na sua aparência.
E que tal ir além e expandir o seu olhar para a beleza?
Anselm Grum diz que “não podemos “fazer” a beleza. Não podemos comprá-la nem elaborá-la – ela vem ao nosso encontro quando abrimos nossos olhos: em outras pessoas, na natureza, na arte e na música e até em nós mesmos. Ela é a chave para uma vida plena e proporciona alegria e momentos de felicidade quando menos esperamos”
Abra os olhos e use os óculos da beleza, todos os dias.
Zilá Rodrigues
Ajudo as pessoas a criarem uma imagem que esteja em harmonia com a própria identidade e que comunique quem ela é; proporcionando autoestima e autoconfiança para se posicionarem melhor no mundo.
Sou Consultora de Imagem Pessoal - Visagista.
Designer e facilitadora de treinamentos em comunicação verbal, não verbal e comunicação assertiva para liderança. Produção e gestão de eventos corporativos. Graduada em administração e especialista em gestão de pessoas com ênfase em estratégia.
Contribuir com o desenvolvimento humano é um grande prazer.
Meu Instagran é o @zila.ester